O Congresso Nacional aprovou ontem (17) o valor do salário mínimo para o ano 2020, o qual passa a valer já a partir de 1º de janeiro, depois de Decreto presidencial, podendo inclusive ainda ser alterado até o derradeiro dia do ano.
O novo salário mínimo corrigido pelas regras atuais, ou seja, pela inflação com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) fica reajustado para R$ 1.031,00 (mil e trinta e um reais), um aumento real de apenas R$ 33,00.
Agora as entidades de classe passarão a analisar suas convenções para decidir qual será o valor do piso por categorias (ex. comércio; vigilantes; motoristas; construção civil; etc).
Na prática o novo valor do salário mínimo não traz consigo nenhum ganho real para o trabalhador, mas tão somente a correção da inflação sobre o salário de 2019, ou seja, faz uma pequena revisão do poder de compra, mas não melhora realmente os ganhos do trabalhador.
Outro detalhe importante é que esse valor por enquanto é só uma previsão orçamentária, ou seja, ele ainda pode ser alterado uma vez que o reajuste do mínimo ocorre por decreto presidencial até o derradeiro dia do ano.
Vamos aguardar o Decreto para saber se o valor aprovado no orçamento da união será mantido ou alterado. Aguardemos a cenas dos próximos capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário