domingo, 6 de outubro de 2019

COLUNA DOMINICAL: O Escândalo da Tulipa que quase faliu a Holanda

Na Coluna Dominical de hoje uma história interessante: O Escândalo da Tulipa



Sabia que a primeira bolha financeira de grandes repercussões se deu no século XVII por causa de bulbos de tulipa?


Conta a história que Carolus Clusius, botânico, em 1593 levou bulbos de tulipa para a Holanda depois de uma viagem a Constantinopla, com objetivo de uso para fins medicinais ele havia plantado os bulbos no jardim de sua casa. Ocorre que alguns vizinhos ao verem as radas e belas tulipas decidiram fazer lucro.


Não demorou e as tulipas caíram na graça do povo virando uma verdadeira mania e consequentemente despertando mais sede de lucro e ambição pela plantinha ao ponto de ela vir a ter um valor de mercado exorbitante, pessoas abriam mão de seus bens para adquirirem bulbos, e no início do século XVII as tulipas haviam de tornado um símbolo de status na Holanda.


Ocorre que os bulbos levavam de 7 a 12 anos para florescer, então logo começou a ser firmado contratos de compra para a futura colheita, e depois os próprios contratos passaram a ser negociados, ou seja, estava plantada de maneira rudimentar os 'contratos de futuros'.


Como nada dura para sempre no inverno de 1636-1637 em Haarlem aconteceu o inevitável, percebeu-se que se estava pagando fortunas por uma simples planta de jardim, e então um comprador decidiu não honrar seu contrato.


O pânico logo tomou conta e a bolha financeira estourou, nem mesmo a intervenção do governo da Holanda evitou a quebradeira generalizada, e pessoas até então abastardas no mercado de contratos de tulipas, agora estavam falidas, ao mesmo tempo em que a desconfiança a investimentos especulativos dominou parte dos holandeses. Eis o Escândalo da Tulipa, ou a Febre das Tulipas.


Essa história além de cooperar para o entendimento de como foi surgindo o mercado de futuros como o temos hoje deve embasar a reflexão dos povos atuais a respeito de preço e valor e mercado de futuros. 

--------------------------------------------------------------
Fonte: autoral.
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salário mínimo 2020

O Congresso Nacional aprovou ontem (17) o valor do salário mínimo para o ano 2020, o qual passa a valer já a partir de 1º de janeiro,...