quarta-feira, 18 de setembro de 2019

EMPREGO: dicas do currículo a entrevista

A busca pelo emprego tem sido uma árduo tarefa diária para muitos brasileiros, o interessante é que também há empresas buscando colaboradores e com dificuldades para contratar. Se há empresas precisando empregar e pessoas buscando emprego, que ponte está faltando?


Trabalho com consultoria para empresas, muitas vezes auxiliando os setores de RH na captação de recursos humanos para as organizações, deixarei aqui algumas dicas básicas para quem está a procura de recolocação no mercado de trabalho. Alguns são habituais nos meios de comunicação, outras se quer estão na literatura, mas fazem parte da minha vivência de anos com este trabalho.


Vejamos:

Empresas Contratam por competências técnicas e demitem por competências comportamentais. 

Então busque se inteirar a respeito da cultura organizacional da empresa antes de ir deixar currículo ou mesmo durante uma entrevista. Esta cultura é melhor inicialmente ser percebida, mas não é errado perguntar qual é a cultura organizacional e demonstrar interesse de amoldar-se a ela.

Se for deixar o currículo para uma vaga em específico. 

Neste caso além de conhecer a cultura organizacional da empresa, procure entender o perfil da vaga. 

Preencha seu currículo com as habilidades, competências e experiências que estejam conectadas com o perfil da vaga, assim seu currículo ficará enxuto e sobressairá aos olhos do analista por estar dentro do perfil desejado. Não adianta por todas as habilidades, competências e experiências, vai ficar um currículo carregado e vai parecer que você não tem foco. E nunca, nunca minta em seu currículo.


A primeira impressão não é a que fica, mas é extremamente marcante. 

Antes de ir deixar o currículo em uma empresa dá uma passadinha discreta e compreenda-a. Assim quando você for deixar o currículo saberá como se vestir, como se portar, e outros detalhes importantes, inclusive, se você realmente quer trabalhar lá ou não.


Na entrevista  

Vá vestido moderadamente. Evite exageros para mais (alta costura) ou para menos (excesso de informalidade);

Fale com segurança e olhe nos olhos dos entrevistadores, afinal, você está lá para cooperar com a empresa caso seja contratado. Cuidado para não parecer inseguro, soberbo ou arrogante. A transparência e naturalidade sempre cai bem;

Cuide da higiene, vá de calçado fechado (nunca de sandália), perfume moderado, e não leve alguém (pai, mãe, marido, esposa, namorado, namorada, amigo) para a sala da entrevista.

Não demonstre desespero (estou aceitando qualquer coisa!) porque a empresa quer contratar para preencher uma vaga com um perfil específico, ela quer acertar na pessoa que vai contratar. Repito, analise o perfil da vaga.

Em outras publicações deixarei novas orientações! Comente aqui na matéria o que mais você gostaria de saber para se dar bem em entrevista de emprego.


---------------------------------------------------------------
Fonte: autoral.
Imagens: Google

Um comentário:

Salário mínimo 2020

O Congresso Nacional aprovou ontem (17) o valor do salário mínimo para o ano 2020, o qual passa a valer já a partir de 1º de janeiro,...